Bem Vindo! Welcome!

São Paulo, S.P., Brazil
Aqui você encontra o maior acervo de produtos, serviços e comércios de militaria, uniformes militares, moda camuflada, acessórios e equipamentos táticos no Brasil. Here you find the largest collection of products, services and businesses of militaria, military uniforms, camouflaged fashion, accessories and tactical equipment in Brazil.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Lula "afaga" militares com investimentos, diz jornal espanhol

08/01/2008 - 09h57

A criação do Sinamob (Sistema Nacional de Mobilização), anunciada pelo governo brasileiro no fim do mês passado, é o cumprimento de promessas eleitorais de Lula, afirma uma reportagem publicada nesta terça-feira na edição online do jornal espanhol "El País".

A ambiciosa estrutura, capaz de atuar em uma eventual invasão estrangeira, será um "afago" para os militares e um "paliativo" para diminuir a "sensação de abandono" expressa por eles, segundo o jornal.

"Por que o Brasil, que não sofreu ataques em seu território desde a Guerra do Paraguai, no século 19, agora está preocupado em criar um mecanismo de defesa dessa natureza?", pergunta o "El País".

Para o jornal espanhol, uma das respostas está na campanha eleitoral de 2002.

"Quando Lula se candidatou, em 2002, os militares se queixavam da escassez do orçamento e de certo abandono", afirma a reportagem. "Lula sabia que precisava do apoio deles para ser eleito."

"Assim, prometeu impulsionar a defesa nacional e, inclusive, chegou a elogiar publicamente a política econômica implementada pelos militares durante a ditadura que, segundo ele, tiveram visão de futuro", acrescenta.

Exemplo da Venezuela

Outra explicação, segundo o "El País", é que depois da "traumática ditadura militar" e uma vez alcançada a democracia, os sucessivos governos foram debilitando pouco a pouco os aparatos militares até deixar o comando do Exército nas mãos de civis.

Além disso, os militares brasileiros, "que vêem como a Venezuela de Hugo Chávez investe na modernização do Exército", já expuseram mais de uma vez a precariedade das Forças Armadas do país.

"Estima-se, por exemplo, que dos 719 aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), apenas 217 estejam em condições de voar", diz o "El País".

"Outros 220 estão em manutenção e os demais, 282, não podem decolar por falta de peças de reposição", acrescenta reportagem. "O Exército ainda critica a utilização de carros com mais de 30 anos de serviço, entre eles os de combate e de artilharia antiaérea."

Na avaliação do jornal, Lula quer "pôr um fim a tudo isso", dotando as Forças Armadas brasileiras de novas regras e meios de serem dignas de representar o país que alguns qualificam de "coração da América Latina".

Nenhum comentário: